quarta-feira, 18 de março de 2009

Abelha atleticana

O Atlético-MG foi o primeiro clube do Planeta a dar nome a um ser vivo. A Eulaema Atleticana é uma abelha encontrada apenas na Mata Atlântica e é negra, com o abdome listrado de amarelo claro. Quem decidiu fazer a homenagem ao Galo das Alterosas foi o biólogo André Nemésio, pós-doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“A idéia da homenagem era antiga. Só que todas as abelhas novas que surgiam não tinham a coloração adequada. Quando surgiu esta, preta com finas listras amareladas, pensei: ‘É agora ou nunca’. Procurei o então presidente Ziza Valadares (renunciou ao cargo no ano passado), que não deu muita bola. Ainda brinquei com ele: ‘Você vai embora, mas o nome da abelha durará por toda a eternidade’. Não deu outra. Daqui a mil anos, mesmo que não exista mais futebol, sempre que alguém se deparar com o nome dessa abelha na literatura especializada e quiser saber a origem do nome, encontrará a história do Galo”, revelou Nemésio, de 38 anos, entrevista ao Globo.com.

Ricardo

Agradeço ao professor de educação física e atleticano Ricardo Mourão por esta excelente pauta enviada ao blog. Peço aos demais leitores que tomem a mesma iniciativa e nos mandem informações interessantes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quando Deus quer, a natureza ajuda. Já pensou? Abelha atleticana.

Mada disse...

Victor, coincidentemente, li esta matéria hoje. Legal né? É mais uma homenagem ao Galo, destes atleticanos fervorosos.

jane disse...

A Natureza é sábia.

Anônimo disse...

Parabéns, Ricardo Mourão, pela sua contribuição. Abrilhantou o blog.

Eliane disse...

Linda a homenagem ao nosso glorioso Galo!!!
Assisti a reportagem e adorei!
Parabéns pelo feito!
Abraços,
Eliane e André