quarta-feira, 24 de junho de 2009

Raio X do confronto Cruzeiro x Grêmio

Kléber, o gladiador da Raposa

Dois grandes clubes brasileiros se pegam hoje na semifinal da Libertadores. O invicto Grêmio encara o Cruzeiro, time que mais venceu nesta edição da competição internacional, a partir das 21h50, no Mineirão, em Belo Horizonte.
As escolas gaúcha e mineira são distintas, mas os dois clubes podem ser considerados copeiros. O Tricolor dos Pampas foi campeão da Libertadores em 1983 e 1995, já a Raposa ficou com a taça em 1976 e 1997. Para completar, os dois são os maiores vencedores da Copa do Brasil, com quatro conquistas cada.

Vitórias - Nesta Libertadores, o Cruzeiro venceu oito jogos, sendo quatro nos mata-matas, e o Grêmio sete. O Tricolor empatou três vezes e ainda não perdeu. O time mineiro empatou apenas uma vez e sofreu uma derrota, para o Estudiantes de La Plata. Na pontuação geral, a Raposa soma 25 pontos e o clube gaúcho 24, o que mostra o equilíbrio desse confronto.

Vantagem - Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Grêmio decide o mata-marta no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, na próxima semana.

Souza é o craque
do Grêmio


Análise - Tecnicamente, o Cruzeiro leva uma certa vantagem sobre o Grêmio, principalmente por causa do atacante Kléber, principal jogador desta semifinal. O Tricolor conta com a força do conjunto e deve atuar nas duas partidas com cautela, explorando os erros da Raposa. O destaque do Grêmio é o experiente Souza, que compõe bem o meio-campo e distribui as jogadas da equipe.

Histórico - A Raposa leva vantagem sobre o Tricolor na história dos confrontos. Em 49 partidas disputadas, o Cruzeiro venceu 24, perdeu 12 e empatou 13. Os mineiros marcaram 65 gols e sofreram 41.

Baixas - O Cruzeiro perdeu dois jogadores importantes de seu meio-campo para o duelo de hoje. Ramires, servindo à seleção brasileira, e Fabrício, machucado, são desfalques certos. Recuperando-se de lesão, o zagueiro Léo Fortunato é dúvida e Thiago Heleno está de sobreaviso. Liberado pelo Departamento Médico, Thiago Ribeiro vai compor o grupo, mas Wellington Paulista deve continuar na equipe titular. No Grêmio, o técnico Paulo Autuori conta com todos os jogadores e tem apenas uma dúvida: Ruy, jogador mais ofensivo, ou William Thiego, mais marcador, na lateral-direita.

Alagoanos - Souza é o único alagoano que começa jogando esta semifinal. Destaque do Grêmio, ele deve até renovar hoje o contrato com o Tricolor por três anos. Mas ainda há dois jogadores de Alagoas que podem entrar nesta partida importante: o lateral-esquerdo Jadílson (Grêmio) e o atacante Zé Carlos (Cruzeiro).

Blog no Mineirão - Vamos acompanhar o jogão da Libertadores direto do Mineirão nesta noite. Já reservamos um local especial no estádio para não perder nenhum lance desse confronto e, amanhã, vamos passar para os leitores fiéis os detalhes dessa partida.

Artilheiros - Kléber, do Cruzeiro, Maxi López e Souza, do Grêmio, são os artilheiros dos semifinalistas, com quatro gols marcados nesta Libertadores. Nuñez, do Nacional (Paraguai), e Rodrigo Teixeira, do Deportivo Cuenca (Equador), já balançaram as redes sete vezes e são os goleadores da competição até agora.


Crédito: Foto divulgação/VIPCOMM

Ingressos - Até ontem, mais de 40 mil ingressos já haviam sido vendidos para o clássico entre Cruzeiro e Grêmio. A expetativa dos dirigentes celestes é de que 65 mil pessoas compareçam hoje ao Mineirão.

Cruzeiro - Fábio, Jonathan, Léo Fortunato (Thiago Heleno), Leonardo Silva e Gerson Magrão; Elicarlos, Henrique, Marquinhos Paraná e Wagner; Wellington Paulista (Thiago Ribeiro) e Kléber. Técnico: Adilson Batista.

Grêmio -
Marcelo Grohe, Ruy (William Thiego), Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adílson, Tcheco e Souza; Alex Mineiro e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.

Arbitragem - O árbitro chileno Henrique Osses comanda a partida, sendo auxiliado por Cristian Julio e Osvaldo Talamilla, também do Chile.

Campanha dos brasileiros


Cruzeiro - 10 jogos, oito vitórias, um empate e uma derrota.

19/02 - Cruzeiro 3 x 0 Estudiantes
25/02 - Deportivo Quito 1x1 Cruzeiro
04/03 - Universitario de Sucre 0x1 Cruzeiro
18/03 - Cruzeiro 2x0 Universitario de Sucre
08/04 - Estudiantes 4x0 Cruzeiro
22/04 - Cruzeiro 2x0 Deportivo Quito
07/05 - Univ. de Chile 1x2 Cruzeiro
14/05 - Cruzeiro 1x0 Univ. de Chile
27/05 - Cruzeiro 2x1 São Paulo
18/06 - São Paulo 0x2 Cruzeiro

Grêmio - 10 jogos, sete vitórias e três empates

25/02 - Grêmio 0 x 0 Universidad do Chile
11/03 - Boyacá-COL 0x1 Grêmio
25/03 - Aurora 1x2 Grêmio
07/04 - Grêmio 3x0 Aurora
15/04 - Univ. de Chile 0x2 Grêmio
28/04 - Grêmio 3x0 Boyacá-COL
06/05 - San Martín 1x3 Grêmio
13/05 - Grêmio 2x0 San Martín
27/05 - Caracas 1x1 Grêmio
17/06 - Grêmio 0x0 Caracas



Outra semifinal - Estudiantes, do craque Verón (foto), e Nacional (Uruguai) se enfrentam amanhã, às 19h30, em La Plata, Argentina pela outra partida das semifinais. O segundo jogo do mata-mata vai ser realizado no dia primeiro, às 21h15, em Montevidéu.

3 comentários:

Marcos Goulart disse...

Quem poderá facilitar uma provável vitória do Cruzeiro hoje no Mineirão, pela Libertadores, é o próprio Grêmio. O Cruzeiro já não vem apresentando um bom futebol a muito tempo. E o Grêmio deve aproveitar dos insucessos do Cruzeiro e ganhar esse jogo. Vai ser um jogo truncado, com muitas faltas e marcação cerrada. Se o Grêmio eliminar o Cruzeiro da competição será um passo para que os lados da Toca da Raposa inicie uma crise que parece duradoura.

Mauro Borges disse...

Ao que parece, a era Adilson Batista começa a ter suas estruturas abaladas. Se o Cruzeiro conseguir vencer o Grêmio, terá novo ânimo, caso contrário, os últimos jogos tem revelado um time em declínio. As derrotas, justificadas pela não convocação de alguns jogadores, não traduzem a realidade e não é resposta que se dê aos torcedores, que querem ver o time ir bem também no Campeonato brasileiro.

ARTHUR CMA disse...

HAHAHAHAHAHAHAHA ...

ACHO QUE QUEM PERDER AGORA E VAI ENTRAR EM CRISE E O GALO ... QUE ESTA ACOSTUMADO SEMPRE A DERROTAS E NUNCA GANHAR TITULOS ...

LIBERTADORES E OUTRO SANGUE , OUTRA RAÇA O SAO PAULO SE FOI ... QUE VENHA O GREMIO ...

SOY LOCO POR TRI AMERICAA !!!!

TREMEI ADVERSARIOS !!!!