domingo, 13 de setembro de 2009

ASA e América-MG começam a lutar pela taça

Enfim, chegou o dia da decisão. O clima esquentou entre as equipes ao longo dessas duas semanas que antecederam a final de hoje da Série C, mas espero que os jogadores de ASA e América-MG se preocupem apenas com a vitória limpa. As provocações de bastidores são normais antes de partidas decisivas, porém não servem nem de motivação. O maior incentivo para as equipes é a conquista de um título nacional.O Coelho já foi campeão da Série B em 1997 e tem um pouco mais de experiência que o ASA, mas os alagoanos fazem do ineditismo dessa conquista o estandarte de seu time. Todos os jogadores e integrantes da comissão técnica querem ser lembrados no futuro como os heróis da classificação à Série B e do primeiro título nacional de um clube alagoano.
Em campo, os times se equivalem. As campanhas são bem parecidas, com o América levando vantagem por apenas um ponto. Os técnicos também gostam de escalar três zagueiros para liberar um pouco mais os alas. No Alvinegro, Ricardinho e Didira estão exercendo essa função; no Coelho, Evanilson e Zé Rodolfo jogam, às vezes, quase como os antigos pontas.
ASA e América se preocupam primeiro em defender, para depois atacar, e usam muito bem seus estádios para decidir os jogos - ambos ainda não perderam em casa nesta Série C. Diante de tantos números parecidos, seria cruel cobrar do colunista um palpite para essa decisão. Nem o fato de o título ser decidido em Belo Horizonte favorece ao América, já que este ano o ASA cansou de desbancar favoritos e colocar sua bandeira no centro do campo adversário.

O exemplo - Vica me disse na semana passada que o grande exemplo para o ASA nesta fase decisiva da Série C foi o Estudiantes. Experiente, o treinador tenta de todas as maneiras tirar a pressão de seus comandados nos jogos dentro de Arapiraca. “O Estudiantes empatou por 0 x 0 com o Cruzeiro em casa, na final da Libertadores, e venceu em Belo Horizonte por 2 x 1. Nas fases decisivas, o empate em seus domínios não é um placar irreversível, já que as equipes se equivalem e, na partida de volta, toda a pressão se transfere para o adversário”, comentou o treinador.


Tecnologia
- O site www.uai.com.br vai transmitir ao vivo as duas partidas das finais entre ASA e América-MG. Isso mostra a importância da partida deste domingo para o futebol mineiro, que tem no Coelho a sua terceira força. No próximo dia 19, ainda existe a possibilidade de a TV Pajuçara transmitir o jogo para Alagoas. Apurei que a emissora já está negociando com as partes envolvidas.

Dois alagoanos - O goleiro Flávio e o volante Fabinho defendem atualmente as cores do América-MG. O primeiro é titular absoluto da equipe e um dos responsáveis pela bela campanha do Coelho na Série C, enquanto o segundo apenas compõe o elenco. Ambos começaram a jogar no Centro Sportivo Alagoano e conhecem muito bem a força da torcida do ASA.

Goleadores - O artilheiro do ASA na Série C é o mesmo do campeonato: Nena, com oito gols. Suspenso, ele não joga hoje, mas tem a volta garantida na partida do próximo sábado, em Belo Horizonte.
No América, os goleadores são o atacante Bruno Mineiro e o volante Moisés, com quatro gols marcados nesta Série C.

Ficha técnica

Quando: hoje
Hora: às 16h
Local: em Arapicara.
Árbitro: João Alberto Gomes Duarte/RN
Assistentes: Lorival Candido das Flores/RN e Isaac Márcio da Silva Oliveira/RN
Quarto árbitro: Charles Hebert/AL

ASA - Tutti; Leandro, Paulão e Edson Veneno; Ricardinho, Jota, Ivo, Rodriguinho, Fábio Lopes e Didira; Júnior Viçosa. Técnico: Vica.

América - Flávio; Micão, Preto e Wellington Paulo; Evanilson, Dudu, Leandro Ferreira, Irênio e Zé Rodolfo; Bruno Mineiro e Fábio Bala.Técnico: Givanildo de Oliveira.


Campanha do ASA


07/06 CRB 0 x 1 ASA
14/06 ASA 3 x 0 Salgueiro
20/06 Icasa 0 x 0 ASA
27/06 ASA 5 x 2 Confiança
05/07 ASA 2 x 1 Icasa
12/07 Salgueiro 1 x 0 ASA
19/07 Confiança 2 x 0 ASA
29/07 ASA 2 x 1 CRB
09/08 ASA 1 x 1 Rio Branco
16/08 Rio Branco 2 x 2 ASA
23/8 ASA 1 x 1 Icasa
30/8 Icasa CE 2 x 3 ASA

Campanha do América-MG

24/5 América-MG 2 x 0 Gama
14/6 América-MG 2 x 0 Guaratingueta
20/6 Ituiutaba 0 x 0 América-MG
27/6 Mixto 0 x 1 América-MG
05/7 América-MG 2 x 1 Ituiutaba
11/7 Guaratingueta 2 x 0 América-MG
19/7 América-MG 5 x 1 Mixto MT
02/8 Gama 2 x 0 América-MG
9/8 Brasil-RS 0 x 0 América-MG
16/8 América-MG 3 x 1 Brasil-RS
23/8 Guaratingueta 2 x 1 América-MG
30/8 América-MG 2 x 1 Guaratingueta

Nenhum comentário: