quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Abaixo a matemática no futebol

Alguns torcedores me perguntam por que sou contra a valorização dos matemáticos durante o Campeonato Brasileiro. Simplesmente porque não acredito nessas previsões. A imprensa dá muito espaço a essas projeções e, muitas vezes, não consegue perceber que os homens dos números costumam jogar as possibilidades lá para cima. É muito fácil dizer que somente o time que fizer 47 pontos não será rebaixado. O número é alto e o acerto, infalível. Por isso continuo travando uma batalha particular com as porcentagens de título, Libertadores e rebaixamento. O futebol e os seus caprichos costumam zombar de todas elas.

Palmeiras despenca
- Uma prova da fraqueza da matemática é o Palmeiras. Há três rodadas, o clube tinha chances gigantescas de conquistar o Brasileirão, mas perdeu três vezes e está seriamente ameaçado. O time ontem não se encontrou em campo e foi derrotado facilmente pelo Santo André, fora de casa, por 2 x 0.

Subindo -
O meia Petkovic, que foi o grande destaque da 30ª rodada do Brasileirão. O jogador recuperou os status do auge da sua carreira e voltou a ser ídolo da torcida rubro-negra. Aos 37 anos, Pet é um caso raro de reciclagem no futebol depois dos 35.

Sul-Americana
- A Copa Sul-Americana serve de consolo para os torcedores de Botafogo e Fluminense, que estão seriamente ameaçados pelo rebaixamento no Brasileirão. Hoje, o Alvinegro encara o Cerro Porteño, no Paraguai, e, amanhã, o Tricolor pega o Universidad do Chile no Maracanã. As partidas são válidas pelas quartas de final da competição.

Mercado -
Os jornais chilenos garantem que, se o Palmeiras confirmar vaga na Libertadores, o meia Valdívia deve retornar ao clube. O jogador recuperou a condição de titular na seleção chilena e seria o armador dos sonhos do técnico Muricy Ramalho. Em grande fase, o alagoano Cleiton Xavier deve ser negociado pela Traffic com algum clube europeu.

Tardelli
- A imprensa inglesa diz que o atacante Diego Tardelli, do Atlético-MG, pode substituir Robinho no Manchester City. Este ano, a diretoria do Galo teve dificuldades para manter o jogador da seleção no elenco.

Nenhum comentário: