sábado, 31 de outubro de 2009

Ranking de sócios do futebol brasileiro

O poder de investimento dos clubes brasileiros aumentou sensivelmente a partir de 2003, quando os dirigentes resolveram buscar alternativas para o aumento de receita. Baseado no modelo europeu, o Brasil entrou com força na luta pelos sócios e alguns clubes conseguiram se destacar.
De acordo com dados do Clube dos 13 e do conceituado site Futebol Finance, atualmente, o Inter é o primeiro colocado no ranking nacional, e o sexto da lista mundial. Com 100 mil sócios (esse número já deve ser maior nesse final de temporada), o Colorado retomou seu potencial de investimento e, aliado à negociação de talentos formados na base, está entre os clubes que mais investem no País.
Em segundo lugar na lista aparece o Grêmio, seguido por Corinthians e São Paulo. Do Rio de Janeiro, o único que está no ranking dos dez é o Vasco da Gama, em quinto lugar, com 28 mil sócios. O Fluminense aumentou consideravelmente o seu quadro a partir de uma campanha das oposições contra o presidente Roberto Horcades. Atualmente, o Tricolor deve ter cerca de 6 mil associados, que já estão aptos a votar na eleição de 2010.

Ceará - A boa surpresa foi a presença do Ceará (foto) na lista. O Alvinegro tem 10.300 sócios, está em décimo no ranking e comanda o pelotão do Nordeste. Esses números talvez expliquem a excelente campanha que o clube faz na Série B. O segundo do Nordeste é o estruturado Vitória, com 7.225 mil associados.

Benfica - O primeiro da lista mundial é o Benfica, de Portugal, com 171 mil associados; o segundo é o Barcelona, com 163 mil, e o terceiro colocado é o Manchester United, com 151 mil.

Ranking nacional de sócios

1 - Inter-RS - 100 mil sócios
2 - Grêmio - 53 mil
3 - Corinthians - 46 mil
4 - São Paulo - 42 mil
5 - Vasco - 28 mil
6 - Santos - 25 mil
7 - Atlético-PR - 22 mil
8 - Cruzeiro - 18 mil
9 - Coritiba - 18 mil
10 - Ceará - 10.300 mil

*Números divulgados este ano.

5 comentários:

Valença disse...

O Ceará deve terminar o ano com 15 mil sócios.Torcida está empolgada com a campannha na Série B.

Emmanuel disse...

Já temos 14 mil sócios e até o fim do ano o vozão chegará aos 15 mil sem dúvidas.

Victor Mélo disse...

Caros Valença e Emmanuel,

Os dados divulgados nessa pesquisa ainda são do primeiro semestre e, certamente, já há mudanças em quase todas as posições. No final da temporada, eles vão ser atualizados.

Um abraço.

Victor Mélo disse...

O objetivo do post é apenas dar ao leitor uma noção do ranking de sócios. Pode haver variações para cima ou para baixo. É uma média.

Victor Mélo disse...

O objetivo do post é apenas dar ao leitor uma noção do ranking de sócios. Pode haver variações para cima ou para baixo. É uma média.