segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As dúvidas do Alagoano 2010

Os clubes alagoanos estão buscando soluções caseiras para a disputa do Campeonato Estadual. Com as incertezas envolvendo a competição, nenhum dirigente pretende fazer loucuras nas contratações, sob pena de aumentar as dívidas de seu time e até não ter como pagar os salários dos jogadores. A crise é geral. Se não fosse, o ASA – classificado para a Série B em 2010 –, não estaria procurando hoje um “presidente-tampão” para o lugar do demissionário Celso Marcos.
Na última quinta-feira, o próprio presidente da Federação Alagoana de Futebol, Gustavo Feijó, disse que o maior problema da competição é a falta de perspectivas. Ele anda preocupado com a possibilidade de o monstro jurídico, criado este ano, atrapalhar a realização do Estadual. Feijó fez críticas aos demais dirigentes, mas também deu a sua contribuição para o conflito. Quando declarou que o CSA substituiria o Corinthians-AL caso este desistisse do campeonato, ele despertou a cobiça nos dirigentes azulinos e abriu um perigoso precedente.
Esta semana, algumas definições importantes devem traçar os rumos do Alagoano 2010. A principal delas é o julgamento do “Caso CSA”, na próxima quarta-feira, no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva. Apesar de ser pouco provável que o tema seja esgotado agora, pelo menos, teremos um rumo para a questão.
Hoje, o ASA também deve escolher o seu novo presidente e, a partir daí, vamos conhecer o planejamento do clube para a temporada mais importante da sua história. Para o bem do esporte de Alagoas, espero que os cartolas e os auditores estejam num período fértil de ideias. Novos erros podem custar caro para o maltratado futebol local.

Corinthians-AL - O Corinthians-AL contratou, na semana passada, jogadores jovens e desconhecidos. Dentro da sua política de investir pouco no Estadual, acertaram com o clube o meia Chimba e o atacante Alonso, que estavam no Atlético-PR. Antes, a diretoria já havia anunciado o goleiro Victor, ex-Vitória, o meia Ferreira e os atacantes Caio e Washington.

CRB - O CRB tem dois líderes no seu grupo. O primeiro é o atacante Calmon, capitão e artilheiro do time no Campeonato Estadual deste ano. Por conhecer bem o clube, o jogador leva vantagem sobre o outro atleta experiente do elenco. O volante Paulo Foiane comandou, dentro de campo, o ASA no Alagoano, mas se desentendeu com o técnico Vica e foi buscar novos rumos na carreira. Se os dois falarem a mesma língua, o CRB terá dois excelentes reforços.

Melhor do mundo - A alagoana Marta pode ser eleita pela quarta vez a melhor jogadora do mundo. Ela está na lista das candidatas ao prêmio máximo do futebol, elaborada pela Fifa. O resultado será divulgado no dia 21 de dezembro, em Zurique, na Suíça. A camisa 10 do Santos conquistou a Libertadores dessa temporada, e a sua principal adversária deve ser a também brasileira Cristiane.

Nenhum comentário: