sábado, 30 de janeiro de 2010

Alagoano Tiago Fernandes conquista Australian Open juvenil

O alagoano Tiago Fernandes fez história em Melbourne. Hoje, o tenista conquistou o título juvenil do Australian Open, um dos Grand Slams da modalidade, e começa a justificar a fama de novo fenômeno brasileiro das quadras.
Na final, ele bateu o australiano Sean Berman por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-3. Tiago, que compeltou 17 anos ontem, é treinado por Larri Passos, ex-técnico de Gustavo Kuerten.

Feito – Tiago é o primeiro tenista brasileiro a conquistar um Grand Slam juvenil na categoria simples. Antes, Guga já havia ficado com o troféu nas duplas, em Roland Garros.

Parceria com Guga - Tiago Fernandes começou a jogar aos seis anos, nas quadras do Clube Fênix Alagoana, em Maceió, e não parou mais. Depois que os pais descobriram seu grande talento, passaram a investir na carreira do filho, que já disputou torneios importantes na Europa e nos Estados Unidos. "Aos 14 anos, ele já participou do Mundial de República Tcheca", lembrou o pai do jogador, Luís Henrique.
Para qualificar ainda mais o currículo do tenista, ele começou a treinar em janeiro de 2008 com Larri Passos, técnico que lançou Gustavo Kuerten no tênis profissional. "Tiago estava para iniciar os treinamentos em Brasília, quando recebeu o convite do Larri para trabalhar em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Decidimos que ele iria para lá, e hoje tem uma carga muito grande de trabalho", explicou Luís Henrique.
Em 2008, o alagoano teve a honra de jogar ao lado de Gustavo Kuerten, no Aberto de Santa Catarina. Muito elogiado pela desenvoltura em quadra num torneio profissional, Tiago não chegou a ficar deslumbrado com o desafio.
"Acho que tem um pouco de pressão jogar ao lado do Guga, mas acho natural. Na Europa, isso é normal. Aos 15 anos, os juvenis já estão jogando com profissionais. O objetivo do Larri é esse, fazer com que aconteça mais rápido, que com 18 anos eu já esteja um passo à frente", declarou o alagoano, confirmando que o treinador é muito exigente. "Ele tem essa fama, mas concordo com o Larri. É preciso muita dedicação e disciplina para chegar a algum lugar no tênis", emendou o atleta, que também trabalha em Santa Catarina com o técnico Marcos Bocão.

Um comentário:

André disse...

Tiago parece ser um daqueles fenômenos que aparecem de tempos em tempos. Com esse título, deve ser o número 2 do mundo nos juvenis e, certamete, terá uma carrera fantástica pela frente.