quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Estadual sem grandes atrações

O Campeonato Alagoano desta temporada vai começar sem muito entusiasmo. Os problemas envolvendo a justiça desportiva, o rebaixamento do CSA e a falta das principais praças esportivas do Estado – o Rei Pelé e o Coaracy da Matta – ajudaram a diminuir as expectativas em torno da competição.
Deficitário, o Estadual também não terá grandes atrações para o público. Os clubes montaram elencos modestos, com folhas salariais baixas. Apenas o ASA terá um grupo mais forte, mas não por sua simples participação no campeonato. A manutenção de 60% do time que disputou a Série C se deve ao fato de o clube ter um calendário completo na temporada. Caso contrário, essa decisão seria inviável.
Vejo o Campeonato Alagoano de 2010, até mais do que nos últimos anos, como uma pré-temporada de luxo para ASA e CRB. Se quiserem assinar um compromisso mais sério com o futuro, ambos precisam se destacar nas competições nacionais. Existe ainda a rivalidade local, a movimentação das torcidas, mas a CBF parece que está conseguindo destruir a magia dos estaduais. A motivação está se esvaindo a cada taça entregue a um campeão local. E não é só em Alagoas, mas, principalmente, nos grandes centros do futebol brasileiro, como Rio, Minas e São Paulo.
Esse problema está ligado ao calendário, que comprimiu os estaduais e supervalorizou as competições nacionais. Assim, quem não faz parte da elite, precisa se conformar a viver apenas três meses na temporada. Dessa forma, é impossível traçar um planejamento, fortalecer as divisões de base e conseguir receitas para tornar o clube viável. Infelizmente, temos em nosso Estado times com prazo de validade, que agitam sua torcida por um pequeno período da temporada, hibernam e, acima de tudo, vivem de utopias.

Goleiro Milano
- O ASA está de luto pelo falecimento do ex-goleiro do clube Expedito José Milano. Ele atuou no Alvinegro na década de 70 e estava morando no Recife, onde faleceu em decorrência de complicações causadas pelo diabetes. O goleiro era pai do repórter de esportes de O JORNAL Luciano Milano.

CSA - A Copa São Paulo começa realmente hoje para o CSA. Como o São Paulo era franco-favorito na estreia, as ambições do Azulão estavam guardadas para esse jogo contra o Avaí, às 16h (de Brasília). Vamos ver se os meninos do Mutange conseguem se soltar em campo para conquistar um bom resultado.

CRB - Novas aquisições do CRB, os atacantes Luiz Carlos e Reinaldo Ratinho, além do meia Rodrigo Batata estão entregues à preparação física. Como chegaram perto do fim da pré-temporada, vão precisar fazer um trabalho especial para entrarem no ritmo dos demais.

Rogério - A diretoria do CRB foi buscar um zagueiro conhecido para fechar o grupo que vai disputar o Estadual. Ex-jogador de Flamengo, Vasco e Botafogo, Rogério Corrêa já está na Pajuçara e foi contratado para ser titular.

Penedense - O Penedense está ultimando os ajustes na equipe para a estreia no Estadual. Domingo, fora de casa, o clube alvirrubro foi testado no amistoso contra o Guarani de Porto da Folha, em Sergipe, e empatou por 1 x 1. Sábado, os dois clubes voltam a se enfrentar em Penedo.

Subindo - O goleiro Leandro, que apesar de ter sofrido quatro gols do São Paulo no último domingo, demonstrou qualidade. O jogador é um dos destaques do time sub-18 do CSA e tem tudo para assumir a camisa número 1 do profissional.

Descendo - O Ipanema, que teve o seu estádio vetado pela comissão de vistorias da Federação Alagoana de Futebol e, pelo menos no começo do Estadual, vai precisar mandar seus jogos fora de Santana.

Timemania - O CRB ficou na 66ª colocação no ranking de 2009 da Timemania. Ao todo, o Galo teve 314.135 apostas. O CSA ficou no 69º lugar, com 294.506. Os números foram divulgados pela Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário: