domingo, 14 de fevereiro de 2010

Números da Copa do Mundo

Vamos hoje fazer uma viagem pela história das Copas do Mundo para traduzir, com números, a hegemonia brasileira. A seleção canarinho impôs respeito no Mundial a partir de seus feitos e das estatísticas que deixou em 18 edições da competição mais importante do Planeta. O Brasil foi o único país a participar de todas as edições da Copa, conquistando ainda cinco títulos em sete decisões disputadas. Ao todo, o escrete disputou 92 partidas, com 64 vitórias, 14 empates e 14 derrotas. O time marcou 201 gols e sofreu 85. No último Mundial, disputado na Alemanha, o atacante Ronaldo ultrapassou o alemão Gerd Müller como o maior artilheiro da história da competição. O craque do Corinthians já balançou a rede 15 vezes , contra 14 de Müller, 13 do francês Just Fontaine e 12 do Rei Pelé.
Para completar esta salada de números, vale lembrar que o maior campeão da história das Copas é alagoano. Zagallo foi bicampeão do mundo como jogador, em 1958 e 1962, e ainda levantou a taça como treinador, em 1970, e como coordenador-técnico, em 1994. Além disso, conquistou o vice-campeonato em 1998, como treinador. Com esse currículo, ele é exaltado como o Senhor Copa do Mundo.

Cuidado com eles - O Brasil pode deixar de ser o único país pentacampeão do mundo neste ano. Com quatro títulos, a Itália se aproximou perigosamente da seleção após a conquista da Copa de 2006, na Alemanha.  A Azurra chegou a seis decisões, e perdeu apenas duas.

Participantes - Nas 18 edições do Mundial, 207 seleções participaram das eliminatórias, mas apenas 78 conseguiram disputar a Copa. Dessas, onze chegaram às finais, mas somente sete conquistaram o título. Neste ano, todos os campeões do mundo vão disputar a competição da África. São eles: Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra e França.

Divisão - Este ano, a menos que uma zebra passeie na África, deve haver o desempate no número de títulos mundiais entre América do Sul e Europa. Os americanos já conquistaram nove títulos, com três países; os europeus têm o mesmo número de troféus, só que com quatro seleções.

Horários dos jogos do Brasil - O Brasil estreia no Mundial da África no dia 15 de junho (uma terça-feira), contra a Coreia do Norte, às 15h30 (de Brasília).Depois, na sequência, a seleção pega Costa do Marfim, dia 20 (um domingo), às 15h30, e Portugal, dia 25 (uma sexta), às 11h.

Nenhum comentário: