domingo, 7 de fevereiro de 2010

Semifinais da Taça Guanabara quase definidas

As semifinais da Taça Guanabara estão praticamente definidas. Os quatro protagonistas devem ser mesmo Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Os três primeiros se garantiram na rodada do meio de semana, e , para ficar com a última vaga, o Glorioso precisa apenas de um empate, hoje, contra o Resende, às 17h (de Brasília), no Engenhão.
Para não dizer que a rodada cumprirá meras formalidades, vale ressaltar que Flamengo e Fluminense ainda duelam no Grupo A pela primeira colocação. O Rubro-Negro soma 16 pontos, contra 15 do Tricolor. Hoje, o Fla recebe o Boavista, às 19h30, em Volta Redonda, e o Flu pega o Olaria, também às 19h30, no Engenhão.
O Vasco já garantiu a primeira colocação da Chave B. Com uma campanha impecável, o time cruzmaltino só perde o posto para o Botafogo se levar hoje uma goleada histórica do Madureira, às 17h, em São Januário, e o clube da Estrela Solitára massacrar o Resende. A diferença de saldo entre os dois grandes é de 14 gols.
“Seis jogos e seis vitórias, isso é o que importa. Mas o bom foi classificar o time antes. Mostramos que atingimos nosso objetivo inicial. Sempre queremos golear qualquer um, mas nem sempre é possível”, comentou o técnico do Vasco, Vágner Mancini.

Sonho – Apenas o Madureira pode estragar a festa dos gigantes. Para isso, precisa vencer o Vasco e torcer para que o Botafogo seja derrotado pelo Resende. Além disso, precisa descontar uma diferença de dois gols no saldo a favor do Fogão.
O zagueiro Leandro Guerreiro pediu aos botafoguenses que acreditem mais na equipe. “Reconheço que o time ainda não apresentou o seu melhor futebol, mas com um pouco mais de paciência, alcançaremos nossos objetivos e conquistaremos o nosso torcedor. Espero que isso não demore, mas, por enquanto, seria ótimo se tivéssemos o apoio da massa”.

Desfalques – O Botafogo não conta hoje com o atacante Herrera e o zagueiro Antônio Carlos, suspensos. O Vasco perdeu o lateral Márcio Careca e o meia Carlos Alberto, que receberam o terceiro cartão, além do atacante Fágner, machucado. No Flu, as baixas são os atacantes Fred e Maicon, lesionados, e o meio-campista Willians, suspenso. No Fla, o meio-campista Toró vai cumprir suspensão, o volante Williams, o atacante Vágner Love e o centroavante Adriano estão entregues ao Departamento Médico.

Jogos no carnaval - As semifinais da Taça Guanabara começam no próximo sábado, com o primeiro do Grupo B jogando contra o segundo do A, e terminam na Quarta-feira de Cinzas, com o jogo entre o campeão da Chave A e o vice-líder da B. Os jogos são eliminatórios.

Perfeito – Até agora, apenas um clube mantém 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca. Com seis vitórias em seis jogs disputados, o Vasco, de Philipe Coutinho (foto), está sobrando no Grupo B. O time de Vágner Mancini foi o que mais marcou gols, 17 vezes, e o que menos sofreu, apenas uma vez.

Vantagem – Flamengo e Vasco levam vantagem sobre Fluminense e Botafogo justamente por causa dos clássicos. No Fla-Flu, o Rubro-Negro conseguiu uma virada espetacular no último domingo e venceu o rival por 5 x 3. No choque de alvinegros, há duas semanas, o time cruzmaltino massacrou o Glorioso por 6 x 0. Contra os pequenos, até agora, apenas um grande perdeu pontos. Quarta-feira, o Fla empatou com o Olaria, no Maracanã, por 3 x 3.
“O Vasco faz um campeonato muito seguro, poderíamos estar assim ou até melhor se não fosse o clássico contra o Flamengo. O Mancini mesmo falou que não dá para se sagrar campeão ganhando apenas dos times considerados pequenos, e concordo com ele. Vamos aprender com os erros cometidos no Fla-Flu, assim como fizemos contra a LDU (após perder por 5 x 1, o Fluminense chegou a fazer 3 x 0 no Maracanã e quase ficou com o título da Sul-Americana) no ano passado, por exemplo”, comentou o técnico do Flu Cuca.
No Fla, o atacante Vagner Love tenta minimizar os sérios problemas defensivos apresentados pelo time nesse Primeiro Turno. “Não adianta ficar criticando a zaga. Temos de nos ajudar e continuar fazendo os gols lá na frente. É uma coisa normal no futebol. É claro que precisamos melhorar e vamos trabalhar para isso”, disse Love.

De molho – Dois jogadores importantes do futebol carioca lutam contra o tempo para participarar das semifinais. O meia Petkovic aprimora a forma física no Flamengo, e o atacante Fred, do Fluminense, tenta se recuperar de uma lesão muscular na panturrilha.

Nenhum comentário: