sábado, 8 de maio de 2010

Brasileirão começa hoje com um favorito ao título

O Campeonato Brasileiro começa hoje com um favorito. Pelo futebol impressionante que vem jogando, o Santos é, sem dúvidas, o time a ser batido no Nacional. Essa constatação pode mudar no decorrer da competição e pode ser prejudicada por algumas escolhas do clube, que deve poupar atletas nessas primeiras rodadas por causa da Copa do Brasil.
O Peixe realmente revolucionou o futebol nacional. Com dois laterais, Pará e Léo ou Wesley, que apoiam, apenas um volante, Arouca, dois armadores, Ganso e Marquinhos, e três atacantes, Neymar, Robinho e André, o time se movimenta demais e consegue recuperar a bola quase sempre no campo de ataque, adiantando suas linhas. O sistema não é infalível, vide a derrota do Santos na partida contra o Santo André, mas já provou ser eficiente.
O Atlético-MG, que ostentava uma invencibilidade de doze partidas, foi derrotado facilmente na quarta-feira, pela Copa do Brasil.Se em confrontos de mata-matas o Peixe está sobrando, a tendência é que essa superioridade seja até maior numa disputa por pontos corridos. Hoje, o Cruzeiro talvez tenha elenco capaz de enfrentar o Santos de igual para igual, mas, como a equipe se dedica à Libertadores, essa força também deve diminuir. Num nível um pouco mais baixo está o Grêmio, que vai tentar ganhar espaço no Brasileirão com seu futebol de pegada.

Incógnitas - Neste ano, há também muitas incógnitas no Nacional: Flamengo, Corinthians, Inter, Palmeiras, Vasco, São Paulo, Fluminense, Atlético-MG e Botafogo. Esses são clubes com potencial financeiro e dependem da capacidade de articulação de seus dirigentes para reforçarem os elencos em setores mais carentes e não perderem seus principais atletas.

Risco - Ceará, Goiás e Guarani precisam ter muito cuidado no Brasileiro. Esses três clubes entram na disputa em baixa e, a menos que montem uma base muito rápido, são os mais cotados para ocupar a zona do rebaixamento. Quem deve surpreender positivamente é o Atlético-GO, que estreia na elite com um time muito competitivo.

Mundial - O Brasileirão começa hoje, mas vai parar após sete rodadas por causa da Copa do Mundo. Os técnicos vão ter um mês para fazer ajustes e encaixar os reforços. Nesse período, o atual cenário pode ser modificado.

Retorno - O Vasco retorna oficialmente amanhã ao Brasileiro da Série A. Depois de rápida passagem pela Segundona, o time da Colina encara um desafio complicado na estreia: o Atlético, no Mineirão.

Nenhum comentário: