domingo, 9 de maio de 2010

Clássicos nacionais agitam o Brasileirão

O 40º Campeonato Brasileiro da história começou ontem, com três jogos, e encerra hoje sua primeira rodada. O único clube que venceu foi o Palmeiras. Jogando em casa, o Verdão bateu o Vitória por 1 x 0. Grêmio e Atlético-GO empataram por 0 x 0 em Goiás, e o mistão do Santos também empatou por 3 x 3 com o Botafogo no Rio.
Sete partidas movimentam a competição e mexem com 14 torcidas. Para tentar apimentar a disputa, a CBF marcou alguns clássicos nacionais, como Flamengo x São Paulo, Atlético-MG x Vasco e Inter x Cruzeiro, todos começando às 16h.
O Rubro-Negro Carioca recebe o Tricolor no Maracanã num jogo em que o pensamento, certamente, estará distante. O Fla já projeta o encontro com o Universidade de Chile, pelas quartas de final da Libertadores, e o São Paulo também está com o foco direcionado para a competição sul-americana, mais especificamente para o Cruzeiro.
O Galo e o time cruzmaltino tentam afogar hoje as mágoas no Mineirão. Eliminados na Copa do Brasil na última quarta-feira, eles têm apenas como objetivo o Brasileirão, o que aumenta a responsabilidade de seus jogadores. O Atlético, pelo menos, ainda ostenta o título mineiro; para o clube carioca, a principal motivação é o retorno à Série A depois da passagem pela Segundona no ano passado.
Colorados e cruzeirenses vivem a mesma situação de rubro-negros e são-paulinos. Dessa forma, os técnicos Jorge Fossati e Adílson Batista vão pensar muitas vezes antes de definirem a formação titular. Alguns reservas podem ganhar uma chance nesta primeira rodada.
Outros dois grandes que estreiam hoje são Corinthians e Fluminense. Eliminados respectivamente na Libertadores e na Copa do Brasil, os times tentam ressurgir no Brasileiro e vão com o que têm de melhor para os jogos contra Atlético-PR e Ceará. O Timão recebe o Furacão, às 16h, no Pacaembu; o Tricolor visita o debutante Ceará, às 18h30, no Castelão.
 O Barueri entrou na Série A do ano passado como candidato ao rebaixamento. Ignorou as previsões catastróficas, montou uma base forte com jogadores formados em sua maioria no interior de São Paulo e não só continuou no Brasileirão como deu muito trabalho aos grandes. Nesta temporada, toda a estrutura montada na cidade de Barueri foi para Presidente Prudente, e o time mudou de nome. Hoje, o Grêmio Prudente estreia fora de casa contra o Avaí, outra boa surpresa do campeonato de 2009 e que entra na competição com a banca de ser o atual campeão catarinense. Fechando a rodada, ainda temos o retorno do Guarani à elite na partida contra um enfraquecido Goiás.

Longa disputa – O Brasileirão termina apenas no dia 5 de dezembro, e vai contar neste ano com 20 equipes. A fórmula de disputa continua sendo a de pontos corridos, com todos jogando contra todos e sendo declarado campeão o clube que somar mais pontos após as 38 rodadas. Os quatro últimos colocados vão ser rebaixados para a Série B. Com seis clubes inscritos na competição, São Paulo tem o maior número de representantes, seguido pelo Rio, com quatro. A região Nordeste só vai ser representada neste ano por Vitória e Ceará, já que Sport e Náutico caíram em 2009.

Ascenderam – Vasco, Guarani, Atlético-GO e Ceará subiram no ano passado para a elite do futebol brasileiro e são as novidades em relação ao último campeonato.

Crédito da foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Nenhum comentário: