quarta-feira, 12 de maio de 2010

Curiosidades do Brasileirão

Disputado desde 1971, o Brasileirão já teve fórmulas mirabolantes, viu craques de primeira grandeza do futebol mundial fazer parte de suas histórias e colecionou campeões. Oficialmente, o São Paulo é o maior vencedor da competição, com seis títulos. O Flamengo ainda defende a tese do hexa, mas a CBF a descartou recentemente, confirmando que o título de 1987 foi de outro rubro-negro, o Sport Recife.
Estão logo atrás do Tricolor e do Fla o Palmeiras, o Corinthians e o Vasco, todos com quatro troféus. O Rubro-Negro carioca entra em campo neste ano para defender o título conquistado na temporada passada. O clube quebrou a seqüência de cinco títulos dos clubes de São Paulo, iniciada em 2004, com o Santos, e fechada em 2008, com o Tricolor paulista.

Rivalidade - A velha disputa Rio-São Paulo já não é tão parelha no Nacional. Os paulistas lideram, com folga, o ranking dos campeões por Estado, com 17 conquistas, contra 11 dos times fluminenses. Em terceiro lugar aparece o Rio Grande do Sul, com cinco títulos; Minas e Paraná dividem a quarta colocação, com dois.

Artilheiro - O maior goleador da história do campeonato continua sendo Roberto Dinamite, com 190 gols. Ele é seguido por outros dois jogadores revelados pelo Vasco, Romário, com 155, e Edmundo, com 153. Zico é o quarto colocado, com 135.
Quem fez mais gols num só campeonato foi o centroavante Washington, em 2002, quando defendia a camisa do Atlético-PR. Ele alcançou a excelente marca de 34 tentos, superando Dimba, do Goiás, que no ano anterior marcara 30 vezes.

O treinador – Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Atlético-MG, sabe como ninguém os atalhos do título nacional. Ele é o técnico recordista de troféus do Brasileirão, vencendo a disputa cinco vezes – sendo duas com o Palmeiras e uma com Corinthians, Cruzeiro e Santos.

Nenhum comentário: