segunda-feira, 10 de maio de 2010

Poder de investimento dos clubes no Brasileirão

O blogueiro da ESPN Fernando Gavini fez ontem um estudo muito interessante sobre a diferença entre os orçamentos dos clubes que disputam o Brasileirão. O campeão de arrecadação deste ano é o Corinthians, com uma receita de R$ 80, 5 milhões, contando com cotas de TV e patrocínios. O Timão é seguido de perto pelo Flamengo, com R$ 72 milhões.
Depois dos clubes de maior torcida do País, já há uma grande diferença para o terceiro colocado, o Palmeiras, que aparece com R$ 47,2 milhões. Entre os 16 times que divulgaram o valor dos patrocinadores, o que tem o orçamento mais baixo é Atlético-GO, com apenas R$ 3,9 milhões.
São Paulo e Botafogo divulgaram apenas o valor parcial dos patrocínios e ainda podem subir na lista. Ceará, Avaí, Guarani e Grêmio Prudente se recusaram a informar quanto arrecadaram.


Ranking do valor arrecadado pelos clubes para o Brasileirão:

1. Corinthians R$ 80,5 milhões (R$ 21 mi – TV; R$ 43 mi – patrocínios; R$ 16,5 – material)
2. Flamengo R$ 72 milhões (R$ 21 mi – TV; R$ 30 mi – patrocínios; R$ 21 mi – material)
3. Palmeiras R$ 47,2 milhões (R$ 21 mi – TV; 17mi – patrocínios; R$ 9,2 mi – material)
4. Santos R$ 43 milhões (R$ 18 mi – TV; R$ 20 mi – patrocínios; R$ 5 mi – material)
5. Vasco R$ 42,2 milhões (R$ 21 mi – TV; 16 mi – patrocínios; R$ 5,2 mi – material)
6. São Paulo* R$ 41 milhões (R$ 21 mi – TV; 20 mi – material)
7. Cruzeiro R$ 38 milhões (R$ 15 mi – TV; 15 mi – patrocínios; 8 mi – material)
8. Atlético-MG R$ 35 milhões (R$ 15 mi – TV; R$ 14 mi – patrocínios; R$ 6 mi – material)
9. Fluminense R$ 32,5 milhões (R$ 15 mi – TV; R$ 14 mi – patrocínios; R$ 3,5 mi – material)
10. Grêmio R$ 31,1 milhões (R$ 15 mi – TV; R$ 14 mi – patrocínios; R$ 2,1 mi – material)
11. Internacional R$ 26,8 milhões (R$ 15 mi – TV; R$ 9 mi – patrocínio; R$ 2,8 mi – material)
12. Botafogo* R$ 22,2 milhões (R$ 15 mi – TV; R$ 7,2 mi – material)
13. Vitória R$ 14,2 milhões (R$ 11 mi – TV; R$ 1 mi – patrocínios; R$ 2 mi – material)
14. Atlético-PR R$ 14,1 milhões (R$ 11 mi – TV; R$ 1,4 mi – patrocínios; R$ 1,7 mi – material)
15. Goiás R$ 11,75 milhões (R$ 11 mi – TV; R$ 500 mil – patrocínios; R$ 250 mil – material)
16. Atlético-GO R$ 3,9 milhões (R$ 3,4 mi – TV; R$ 350 mil – patrocínios; R$ 150 mil – material)

Crédito da foto: Agência Estado

4 comentários:

Bruno martinho disse...

Vascao em 2011 vai subir nesse negocio aeee iremos ser PENTA !!

VAMOS VASCAOO0o0o0o0o0 o SENTIMENTO NAO PODE PARARRR !!!!

allan disse...

ae vamos que vamos vacão rumo ao penta 2011 é nosso!!!!!!!!

allan disse...

ae vamos que vamos vacão rumo ao penta 2011 é nosso!!!!!!!!

Anônimo disse...

R$ 14 mi de patrocinio do Flu ?? deveria haver um asterisco, a Unimed banca muito mais que isso, algo entre 35 á 40 mi por ano.