segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Técnicos que dominam o futebol brasileiro

No ranking dos treinadores de futebol, São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande Sul têm um amplo domínio no País. Nas últimas quarenta edições do Campeonato Nacional, apenas técnicos desses estados levaram seus clubes ao título. O carioca Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Flamengo, continua sendo o maior vencedor, com cinco brasileiros conquistados (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004). Já o paulista Muricy Ramalho, atual técnico do Fluminense, tem quatro troféus (2006, 2007, 2008 e 2010). Ele, inclusive, vive a melhor fase entre os profissionais brasileiros da área, tendo conquistado quatro dos últimos cinco nacionais. O gaúcho Ênio Andrade ocupa o terceiro posto, com três títulos (1979, 1981 e 1985).

Destaque - Considerado um dos melhores treinadores da história do futebol mundial, o mineiro Telê Santana levantou dois troféus, em 1971, com o Atlético-MG, e em 1991, com o São Paulo.

Rio - Os técnicos do Rio se destacam na disputa. Dez profissionais levantaram o caneco do Brasileirão nos últimos quarenta anos. São Paulo ocupa o segundo posto, com oito treinadores campeões. O Rio Grande, com cinco conquistas, é o terceiro e Minas vem em quarto, com três campeões - Telê, Carlos Alberto Silva e Andrade.

2 comentários:

Rosi Andrade disse...

Pois é Victor, o Enio Andrade ainda ocupa o 3 lugar e já fazem quase 14 anos que ele morreu. Sou filha dele e adoraria que meu velho tivesse vivido um pouco mais, certamente ele teria levado mais alegria aos clubes, assim como levou por 68 anos a nossa família. Saudades imensa de meu Pai e dos seus feitos. Ele poderia ter feito muito mais. abraços

Victor Mélo disse...

Registro a ilustre presença no blog da filha do inesquecível Ênio Andrade, um dos melhores treinadores do futebol brasileiro. Agradeço pelas palavras deixadas nesse espaço.