sábado, 29 de janeiro de 2011

Especial - Datalhes sobre o Campeonato Mineiro 2011

Atlético e Cruzeiro colocam o favoritismo em campo
O Campeonato Mineiro de 2011 começa hoje com duas partidas. De volta à Primeira Divisão do futebol brasileiro, o empolgado América-MG recebe o Uberaba, às 17h (de Brasília); no mesmo horário, o Tupi pega o Vila Nova.

Gigantes - Os eternos favoritos ao título estreiam amanhã. Renovado, o Atlético-MG enfrenta o caçula Funorte, às 19h30, em Montes Claros. O Cruzeiro duela com a Caldense, às 17h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Pré-temporada - Compacto, o Mineiro 2011 deu mais tempo aos grandes clubes para trabalhar na pré-temporada. Ao contrário da maioria dos estaduais, o campeonato foi marcado pela federação para o fim de janeiro. Os técnicos Dorival Jr., Cuca e Mauro Fernandes agradeceram.

Wesley, Toró e Richarlyson são três dos dez reforços do Galo
Reforçado, Galo busca
o bicampeonato

Atual campeão mineiro, o Atlético contratou dez jogadores para esta temporada – atacante Magno Alves (Ceará), lateral Patric (Avaí), meio-campista Toró (Flamengo), volante Richarlyson (São Paulo), meia Wesley (Prudente), atacante Jóbson (Botafogo), zagueiro Leonardo Silva (Cruzeiro), goleiro Giovani (Prudente), meia Mancini (Inter de Milão-ITA) e goleiro Lee (Vitória) - e perdeu uma de suas referências ofensivas no ano passado: Obina, negociado com o futebol chinês. O técnico Dorival Júnior fez algumas experiências durante a pré-temporada, mas preferiu ser mais conservador na formação da equipe para o jogo contra o Funorte. Ele escalou o time no 4-4-2, com apenas dois reforços entre os titulares. Dessa forma, o Galo vai jogar amanhã com: Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Richarlyson, Serginho, Ricardinho e Renan Oliveira; Diego Tardelli e Jóbson.

Thiago Ribeiro continua sendo a referência ofensiva do Cruzeiro
Cruzeiro manteve
base do ano passado

Mais uma vez, o Cruzeiro está dividido entre o Estadual e a Libertadores. O técnico Cuca manteve a base vice-campeã brasileira no ano passado e ainda foram contratados oito reforços para qualificar o elenco e suprir algumas perdas. Fecharam com o clube o zagueiro Naldo (Ponte Preta), o zagueiro Fabrício (Palmeiras), o atacante Ortigoza (Ulsan-COR), o volante Leandro Guerreiro (Botafogo), o meia Caio (Avaí), o atacante Reis (Ponte Preta), o atacante André Dias (Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos) e o lateral Giovani (Aparecida-GO). A principal baixa foi o lateral-direito Jonathan, negociado com Santos. Também saíram da Toca o volante Fabinho, o zagueiro Caçapa, o meio-campista Elicarlos, o zagueiro Leonardo Silva e o atacante Robert.
O time que vai encarar amanhã a Caldense, às 17h, deve formar com: Fábio, Rômulo, Leo, Gil e Diego Renan; Marquinhos Paraná (Pedro Ken), Henrique, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Marquinhos sofreu uma lesão no tornozelo e é dúvida para o jogo. Se não puder atuar, Pedro Ken será o substituto.

Meta – O Cruzeiro continua com o pensamento fixo no título da Libertadores. A Raposa estreia na competição dia 16 de fevereiro, contra o Estudiantes-ARG, na Arena do Jacaré.

Goleiro Flávio está lesionado e não joga nesta tarde
Mauro Fernandes ainda faz ajustes no América-MG

O  último coletivo do América antes da estreia no Campeonato Mineiro serviu para o técnico Mauro Fernandes fazer novas observações no time. O treino foi realizado no Estádio Municipal de Varginha que, mais uma vez, recebeu um bom número de torcedores. Mauro Fernandes iniciou o treino com o volante Nando no lugar de Leandro Ferreira, que começou no time reserva, e Davi Ceará formando dupla com Irênio no meio.  Na frente, Daniel Lovinho foi o companheiro de Fábio Júnior.
Depois, Leandro Ferreira voltou ao time titular, saindo Davi Ceará. “Quero testar o time no esquema 4-4-2 (com dois armadores) e também no 4-3-3 (com três atacantes). Passamos o ano passado usando o 3-5-2 (três zagueiros), que deu muito certo e já como a equipe funciona nele. Então, precisamos criar outras opções”, comentou o técnico Mauro Fernandes, que usou também o meia-atacante Willian Morais entre os titulares na segunda parte do treinamento.
Mauro adiantou que sua defesa está formada, com França, Marcos Rocha, Gabriel, Micão e Jean Batista. “Temos opções no meio. O Nando dá mais liberdade para o laterais jogar e também para o Irênio encostar mais no Fábio Júnior. Então, vamos começar com ele e com Dudu”, adiantou o técnico.
O meia Luciano continua fazendo um trabalho de reforço muscular com o fisioterapeuta Jomar Ottoni. O volante Luiz Ricardo, que sofreu um trauma um pouco acima da canela direita, já está liberado pelo médico Breno Gontijo, mas foi poupado do coletivo.
Nesta tarde, o Coelho deve entrar em campo contra o Uberaba com: França; Marcos Rocha, Gabriel, Micão e Jean Batista; Leandro Ferreira, Dudu, Nando e Irênio; Daniel Lovinho e Fábio Júnior. O técnico continua sendo Mauro Fernandes

Apenas os quatro primeiros passam para a segunda fase
Regras – Primeira
fase ficou mais difícil

O Mineiro 2011 será disputado por 12 clubes em turno único. Todos os times jogam entre si uma única vez. Diferentemente das edições anterioes, neste ano os quatro primeiros colocados se classificam para a fase final e os dois últimos serão rebaixados para o Módulo II de 2012.
O campeão e o vice campeão têm o direito de disputar a Copa do Brasil 2012, caso não se classifiquem para jogar a Libertadores 2012. O campeonato também vai indicar os representantes mineiros para a Série D 2011. Os dois melhores times, que não estejam disputando a Série A, Série B ou Série C ganham as vagas.
Caso haja empate de pontos entre dois clubes, os critérios de desempates serão aplicados na seguinte ordem: 1.número de vitórias; 2.saldo de gols; 3. gols marcados;
4.confronto direto; 5.número de cartões vermelhos e 6.número de cartões amarelos

Fase final - Será disputada uma fase eliminatória (conhecido como "mata-mata", semifinais e final), com confrontos em ida e volta.

Lançamento da competição premiou campeões

Associação de Empregados da Usiminas foi o palco da festa de lançamento da Temporada 2011 do futebol mineiro. O presidente Paulo Schettino recebeu na noite de terça-feira, autoridades, dirigentes e jornalistas para a solenidade que marcou a abertura dos campeonatos da entidade.
O destaque da festa foi a apresentação do Campeonato Mineiro BMG 2011 – Módulo I. Árbitros do quadro da FMF desfilaram com os novos uniformes, e no centro do salão, o objeto mais cobiçado entre os doze clubes participantes ficou exposto, o novo troféu da competição.
Também foram premiados os clubes campeões e vice-campeões das categorias Infantil, Juvenil e Júnior, e os primeiros colocados da Segunda Divisão do ano de 2010. Todos receberam das mãos do presidente Paulo Schettino os troféus. Após a entrega, o show foi do cantor baiano Alexandre Peixe.

Com Ascom América-MG e Federação Mineira de Futebol

Nenhum comentário: