sábado, 15 de janeiro de 2011

Inter é o melhor brasileiro no Ranking do IFFHS

Giuliano, do Inter, foi o craque da Libertadores 2010
O Instituto de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou nesta semana o ranking atualizado dos principais clubes do mundo. A Inter de Milão lidera a lista, com 300 pontos, seguida de perto pelo Bayern de Munique, que soma 268 pontos. Campeão da Libertadores, o Inter é o melhor brasileiro no ranking, ocupando a sétima colocação, com 231 pontos. O segundo clube nacional com maior pontuação foi o Cruzeiro, 14º colocado, com 203.

Com é feita a avaliação - O sistema de pontuação está dividido em duas classes: Competições internacionais e competições nacionais. Apenas são considerados os jogos de competições reconhecidas pela Fifa.
As competições internacionais estão divididas por continente e o seu grau de competitividade afeta diretamente nos pontos atribuídos. A Liga dos Campeões da UEFA e e Copa Libertadores são as competições mais bem cotadas com 14 pontos por vitória e 7 por empate, seguindo-se a Copa Uefa (12V 6E), Copa Sul-Americana (12V 6E), Liga dos Campeões Africana (9V 4.5E), Liga dos Campeões Asiática (9V 4.5E), Copa CONCACAF (9V 4.5E) e por fim as Copas da AFC e da CAF com 7 pontos por vitória e 3.5 por empate.
Uma idéia semelhante é seguida nas competições nacionais onde existem quatro níveis, onde cada país tem um nível, que depende da competitividade das suas competições nacionais. Por exemplo, a Itália é um dos país que tem o nível mais alto (4), por isso uma equipe italiana recebe mais pontos por uma vitória nacional (4).

Brasileirão é o quarto melhor do mundo

Segundo o IFFHS, o Brasileirão de 2010 foi o quarto melhor campeonato do mundo, perdendo apenas, pela ordem, para o Espanhol, o Inglês e o Italiano. O Nacional ficou à frente do Alemão e do Francês.

Nenhum comentário: