sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ronaldos em contraste

Os Ronaldos ainda nos tempos da seleção de 2002
A noite de quarta-feira foi feita de contrastes no futebol brasileiro. Enquanto Ronaldinho iniciava um namoro efusivo com a torcida do Flamengo no Engenhão, um processo doloroso de separação ganhava contornos dramáticos para o seu homônimo, na Colômbia.
O lado obscuro da fama atingiu o Fenômeno na partida contra o Tolima. Cobrado por ser o astro da companhia alvinegra, ele pouco fez durante um jogo que vai ficar marcado como um dos maiores vexames da história do Timão. A eliminação na Pré-Libertadores foi um golpe quase fatal na carreira de Ronaldo. O destino pregou um peça no craque e o fez assinar uma carta ao fracasso.
Carente de ídolos, a torcida rubro-negra parecia hipnotizada por Gaúcho. Até seus passes errados eram aplaudidos com grande entusiasmo. Em campo, ele pouco fez de produtivo. Seus melhores recursos foram as cobranças de falta, sempre em direção ao gol do Nova Iguaçu. No mais, tentou mais do que acertou. Ao menos, não se omitiu. Ainda é muito cedo para avaliarmos o que ele pode dar ao clube da Gávea. Como na vida real, o futebol é marcado por etapas de um romance entre os fãs e os craques. Há, sem dúvida, a fase da paixão, em que todos os erros são minimizados. Um pouco mais tarde, com as vitórias, ela se transforma em dependência. Nesse período, o ciúme se intensifica e o medo da perda, seja para o Departamento Médico ou para outro clube, realça o sofrimento.
Com um pouco de sorte e talento, o jogador pode ser o protagonista de um título importante. Nesse caso, num curto espaço de tempo, o noivado vai se transformar em casamento. O cultivo das relações vai ser fundamental a partir daí. Os cônjuges vão precisar cumprir suas pequenas tarefas para que o amor, se for realmente forte, seja capaz de vencer o tempo e as derrotas.
Fracassos como os do Corinthians na Libertadores surgem na cabeça do torcedor como traições inadmissíveis. Por mais que se tenha construído uma sólida relação ao longo do tempo, essas intempéries costumam terminar em raiva, rimas e divórcio. São poucos os que atravessam as turbulências dessas etapas com os sentimentos e as virtudes mantidos.

Fla 100%O Flamengo vive um excelente momento no Carioca. Com a vitória por 1 x 0 sobre o Nova Iguaçu, na última quarta-feira, no Engenhão, o time atingiu a marca de cinco vitórias consecutivas na Taça Guanabara. A equipe ainda precisa de muitos ajustes, mas, aos poucos, vai ganhando confiança para vencer suas dificuldades.

Nenhum comentário: