domingo, 1 de maio de 2011

Flamengo e Vasco decidem o Carioca

O Flamengo venceu o Vasco na Taça GB por 2 x 1, no Engenhão
O título carioca pode ser decidido hoje. Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo fecha a banca se passar pelo Vasco e também levar a Taça Rio. Depois de passar por um período de instabilidade, o Rubro-Negro recuperou as forças ao eliminar, na sequência, o Fluminense, pelo Estadual, e o Horizonte, pela Copa do Brasil.
O Vasco usou a folga forçada tirada na reta final do Primeiro Turno para fazer ajustes necessários no elenco e melhorar o condicionamento físico de seus atletas. O resultado apareceu justamente na Taça Rio, quando o time fez a melhor campanha da fase de classificação e, sem grandes sustos, garantiu vaga na decisão do returno. Hoje, a missão do Alvinegro é parar o bonde rubro-negro e achar o atalho para a finalíssima. O duelo está marcado para as 16h, no Engenhão, e terá transmissão ao vivo da Globo e da Band.
A final da Taça Rio é disputada em jogo único. Se houver empate no tempo normal, as equipes decidem a competição na cobrança de pênaltis.
O goleiro Felipe, do Flamengo, é especialista no assunto. Com ele em baixo das traves, o Rubro-Negro eliminou o Botafogo no Primeiro e o Fluminense no Segundo Turno. O Vasco não foi testado nesse cenário durante a temporada e promete fazer de tudo para não cair na armadilha que prendeu os outros dois grandes do Rio.
O Vasco não se apresentou bem na última quarta-feira, contra o Náutico, pela Copa do Brasil, mas a torcida entendeu. O time cruzmaltino havia vencido o Timbu, no Recife, por 3 x 0, e, claramente, se poupou para o jogo de hoje. O Fla atropelou o Horizonte, no Ceará, por 3 x 0, e apagou a má impressão deixada no empate registrado no primeiro duelo entre eles pela competição nacional.
O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, diz que o time está maduro e não pode errar no clássico decisivo. “É o momento de realizar. E a realização não é somente o título da Taça Rio e sim o Carioca. Não temos direito a erro, principalmente neste domingo. Vai ser um jogo disputado. O Flamengo vem de uma longa série invicta, e o confronto tem tudo para ser muito interessante”, avaliou o treinador, que mandou os jogadores calibrarem a pontaria nos pênaltis.
“A nossa preparação é para vencer o jogo. Mas o regulamento prevê disputa de pênaltis em caso de empate e nós temos de estar prontos para essa possibilidade”, emendou.
Números do confronto – Flamengo e Vasco já se enfrentaram 257 vezes, com 100 vitórias do Rubro-Negro e 85 do time cruzmaltino. Ainda foram registrados 72 empates. O Fla marcou 345 gols e sofreu 326, saldo de 19. O artilheiro do confronto é Edmundo, que defendeu os dois cluabes, mas brilhou mesmo com a camisa do Vasco. O Animal marcou oito gols em 11 jogos.

Ronaldinho reforça o Flamengo


O Flamengo deve ser escalado hoje com uma formação parecida com a que goleou o Horizonte. Lesionado,  Léo Moura foi submetido a um tratamento intensivo nos últimos dias, mas não joga. A tendência é o técnico Vanderlei Luxemburgo apostar Galhardo. Recuperado de lesão, Ronaldinho Gaúcho foi confirmado no time pelo treinador.
Outra baixa certa é o volante Maldonado, que sofreu uma grave lesão no joelho e para por seis meses. Fernando deve, assim, formar o meio-campo ao lado de Williams, Botinelli e Thiago Neves. Na frente, Luxa deve escalar Deivid e Diego Maurício.
Após o jogo contra o Horizonte, o Fla ficou em Fortaleza por mais dois dias.
“Temos um clássico. Se o Flamengo ganhar será campeão carioca, e os jogadores começaram a pensar nessa coisa a partir do momento em que o resultado contra o Horizonte ficou garantido”, explicou Luxemburgo.
“Ficamos no Ceará até sexta feira. Agora é descansar por causa do campo pesado. O mais importante é o pijama training. Vamos botá-los concentradinhos, deixa para beijar a esposa só depois do jogo deste domingo, se Deus quiser com a vitória e o título”, completou, bem humorado, o treinador.
No Vasco, Ricardo Gomes não tem problemas. O lateral-direito Fagner, recuperado de lesão, entrou no segundo tempo da partida contra o Náutico e pode ganhar a vaga de Alan. No ataque, a dupla Eder Luiz e Alecsandro deve fazer as honras da casa. Poupado no jogo de quarta-feira, Diego Souza volta ao meio-campo para formar o setor com Rômulo, Felipe Bastos e Felipe. No gol, Fernando Prass promete montar um muro contra o maior rival.
“É um jogo especial, e tenho consciência da importância dos goleiros nessa decisão. Estou preparado técnica e psicologicamente para o clássico”, destacou o goleiro.

FLAMENGO: Felipe; Galhardo, David Braz, Welinton e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Ronaldinho e Thiago Neves; Deivid e Diego Maurício (Wanderley). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

VASCO: Fernando Prass, Allan (Fágner), Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Éder Luís e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes.

Nenhum comentário: