quarta-feira, 27 de julho de 2011

Seleção sub-20 está pronta para estrear no Mundial

Philippe Coutinho tem a responsabilidade de comandar o meio-campo da seleção
A seleção brasileira sub-20 estreia no Mundial da categoria na próxima sexta-feira, na Colômbia, sem dois astros que comandaram a equipe no título Sul-Americano. O atacante Neymar e o meia Lucas foram integrados à seleção profissional e deixaram o grupo.
Dessa forma, o atacante alagoano Willian José, do São Paulo, ganhou espaço na equipe de Ney Franco. Ele foi escalado entre os titulares do time que venceu o jogo-treino da última quarta-feira, contra os juniores do Fluminense, por 2 x 0, e, além de dar uma assistência para Alan Patrick, ainda marcou um gol.
Ney Franco trabalha a seleção no esquema preferido de Mano Menezes: o 4-3-2-1, com Willian, de 19 anos, sendo a referência ofensiva. O adversário direto do alagoano por uma vaga entre os titulares é Henrique, também do São Paulo. O time base de Ney conta com: Gabriel (Cruzeiro), Danilo (Santos), Bruno Uvini (São Paulo), Juan (Inter) e Galhardo (Flamengo); Fernando (Grêmio) e Casemiro (São Paulo); Dudu (Cruzeiro), Alan Patrick (Santos) e Philippe Coutinho (Inter de Milão); Willian (São Paulo).

Destaque – O meia Philippe Coutinho, ex-Vasco e atualmente na Inter de Milão, é o grande destaque da seleção sub-20. Lesionado, ele não participou do Sul-Americano, em janeiro, e volta ao escrete com a missão de substituir o meia Lucas. O volante Casemiro, do São Paulo, também é uma das referências da equipe. Ele é titular e um dos principais jogadores do Tricolor Paulista neste Campeonato Brasileiro.

Chave - A seleção sub-20 caiu no Grupo E, ao lado de Egito, Áustria e Panamá. A estreia está marcada para sexta-feira, às 23h (de Brasília), contra os egípcios. No dia 1º de agosto, a seleção enfrenta a Áustria, e encerra sua participação na primeira fase diante do Panamá no dia 4.
De acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros colocados. A decisão do Mundial está marcada para o dia 24 de agosto, em Bogotá. Nesta edição, 24 seleções participam da competição internacional, divididas em seis grupos de quatro times.


Roberto Firmino está fora do grupo

Revelado pelo CRB, o atacante Roberto Firmino não faz parte do grupo que vai disputar o Mundial Sub-20. Ele foi convocado pelo técnico da seleção brasileira, Ney Franco, mas, antes da apresentação, o Hoffehein, clube do jogador na Alemanha informou que não o liberaria.  De acordo com as regras da Fifa, os clubes não são obrigados a liberar os atletas para competições das categorias de base.
Cortes – No último dia 15, o técnico Ney Franco cortou da lista que vai ao Mundial os jogadores Diego Mauricio (Flamengo), Sebá (Cruzeiro), Roni (Criciúma) e Felipe Anderson (Santos). Inicialmente, ele convocou 25 atletas, mas só pode inscrever 21 na competição internacional.

Curiosidades – O jogador mais jovem da seleção o goleiro Gabriel, que tem apenas 18 anos. O mais velho é o também goleiro Alex, do Avaí, que tem 20 anos e nasceu em fevereiro de 1991. Os clubes que mais cederam atletas para esta seleção foram Santos e São Paulo, com quatro atletas cada. Os únicos “estrangeiros” do grupo são Philippe Coutinho, da Inter, e Zé Eduardo, do Parma.

É tetra! – A seleção brasileira já conquistou quatro títulos mundiais na categoria sub-20. O Brasil ficou com a taça em 1983, 1985, 1993 e 2003. Na última edição do torneio, realizada no Egito, a seleção foi vice-campeã, perdendo para Gana na grande final nas cobranças de pênalti. (V.M.)

Nenhum comentário: