terça-feira, 8 de novembro de 2011

Nacional sem previsões

Esqueçam qualquer previsão sobre o desfecho do Campeonato Brasileiro. O que se viu no último final de semana deixa a luta pelo título abertíssima. Líderes oscilantes, desesperados encardidos e emergentes galopantes fazem deste Nacional talvez o mais imprevisível de todos os tempos.
A diferença entre o líder Corinthians e o sexto colocado, Figueirense, é de cinco pontos. Três pontinhos separam o Timão de Botafogo (4º) e Flamengo (5º), e, entre eles, ainda temos Vasco (58) e Fluminense (56).
Fico preocupado com os matemáticos. Mais uma vez, eles demonstram que não tem nada mais inútil no futebol do que projeções percentuais. Não há lógica no jogo de bola e isso explica o motivo de o esporte atrair legiões em todo o Planeta.
Depois dos adjetivos que qualificam a disputa, voltemos aos fatos. Eles podem nortear a informação correta e sabem como poucos destruir bolas de cristal. No fim de semana, Flamengo e Fluminense foram, sem dúvida, os grandes vencedores. A dupla venceu seus jogos, respectivamente, contra Cruzeiro e Inter, e viram os adversários diretos serem derrotados. Botafogo, São Paulo, o próprio Inter, Vasco e Corinthians patinaram e deixaram o título sem dono ou até favorito. O Timão, por exemplo, foi batido num estádio cheio de corintianos pelo lanterna América, por 2 x 1. Uma zebra desse porte destrói qualquer tipo projeção baseada na lógica.
Entre Fla e Flu, considero a vitória rubro-negra marcante, pelo tamanho do placar – 5 x 1 no Cruzeiro -, mas a do Tricolor foi mais impactante. Derrotar o forte time do Internacional no Beira-Rio lotado num chamado jogo de seis pontos é um feito para poucos. Nesse sentido, o atual campeão brasileiro merece destaque. Com 31 pontos no Returno, o Flu chegou a estar a 15 do líder e diminuiu a diferença para dois. A arrancada do Tricolor ainda é maior que a do Figueirense, bicho-papão das últimas rodadas com cinco triunfos dentro e fora de Santa Catarina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Estamos buscando parceria com Blogs.

Se tiver interesse em conhecer nossa proposta, entre em contato.

Att,