sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Nordestão e Copa do Brasil mudam calendário nacional

CSA e Vitória durante o Campeonato do Nordeste de 2010, no Barradão 
A CBF anunciou ontem à tarde o retorno do Campeonato do Nordeste. A competição está no calendário de 2013 e terá 16 clubes. Os estaduais servirão como seletiva para a competição regional.  A Confederação também informou ontem que, em 2013, a Copa do Brasil terá 86 participantes, contará com os clubes nacionais classificados para a Taça Libertadores e só vai terminar em novembro. O objetivo da CBF é aumentar o nível técnico da competição nacional. De acordo com o presidente da Confederação, Ricardo Teixeira, os times da Libertadores vão entrar nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Força do Timão - Curiosamente, o Corinthians, que ganha força na CBF com a entrada de Andrés Sanchez na cúpula da entidade, sofreu neste ano ao ser eliminado na Pré-Libertadores. Fora da competição Continental, da Copa do Brasil e da Sul-Americana, o Timão concentrou força apenas no Paulistão e no Brasileirão. Com o novo calendário, o clube seria contemplado.

Sul-Americana - Também a partir de 2013, a Sul-Americana não terá mais os confrontos em brasileiros e apenas quatro clubes do País vão ser indicados para a competição. No calendário atual, que ainda vale para 2012, oito clubes se classificam para a competição de acordo com a posição no Campeonato Brasileiro.

Importante - O retorno do Nordestão é uma vitória dos clubes da região. Sem o peso das cotas do eixo Rio-São Paulo, clubes de grande tradição e torcida estão passando o pires para buscar recursos. No Regional, as cotas da TV Globo vão ajudar os dirigentes a recuperarem, pelo menos em parte, as finanças dos principais times do Nordeste.

Crédito da foto: Felipe Oliveira

Nenhum comentário: