domingo, 16 de setembro de 2012

Raio X - Atlético e Fluminense devem lutar até o fim pela taça


Wellington Nem e Bernard são revelações de Flu e Atlético-MG
Faltando 13 rodadas para o término do Brasileirão, o Fluminense está na ponta, com 53 pontos, seguido de perto por Atlético-MG, com 51 e um jogo a menos, e Grêmio, com 48. A disputa entre Flu e Atlético deve ser parelha até o fim do Nacional. O Galo tem a vantagem de enfrentar o adversário direto em casa, no dia 20 de outubro, e de fazer apenas um clássico, contra o Cruzeiro, no Returno. Além disso, o time mineiro tem um jogo a menos e preparou um caldeirão no Estádio Independência.

O Flu vai precisar fazer três clássicos, contra Flamengo, Botafogo e Vasco, mas se destaca nas partidas fora de casa, com um excelente aproveitamento - foi o time que menos perdeu na condição de visitante e o que mais venceu. Além disso, tem dois pontos a mais que o adversário, o que pode lhe dar a vantagem do empate no confronto direto.

Fator Deco
O trunfo do time de Abel nesta reta final é o retorno do meia Deco. Destaque absoluto do Tricolor no começo do campeonato, ele se machucou no dia 5 de agosto e o time perdeu boa parte de sua criatividade. Nesta semana, ele já deve reforçar a equipe.

Gaúchos
O Grêmio está à espreita, esperando vacilos dos dois primeiros, mas, principalmente pelas dificuldades que enfrenta fora de casa, dificilmente vai acompanhar o ritmo de Atlético e Flu. O sistema defensivo da equipe gaúcha também não é muito confiável. Por isso, vejo que os dois primeiros devem ser os únicos postulantes ao título na reta final do campeonato.

Prêmio
A direção do Fluminense já definiu que o prêmio pela conquista do Campeonato Brasileiro será de R$ 24 milhões. Se o Tricolor, atual líder da competição, ficar com a taça, o dinheiro vai ser dividido entre os jogadores.

Derrapada
A excelente campanha dos dois melhores times do campeonato foi ofuscada neste fim de semana por derrotas. O Flu perdeu para o lanterna Atlético-GO, por 2 x 1, neste sábado (15), no Rio, e o Galo foi batido neste domingo (16) pelo Náutico, nos Aflitos, por 1 x 0. O Grêmio empatou fora de casa também neste domingo com o Flamengo, por 1 x 1, e não diminuiu muito a distância para os dois primeiros.

A próxima
Na próxima rodada, o Fluminense recebe o Náutico, dia 22, às 18h30, em Volta Redonda. Para este jogo, o técnico Abel Braga deve contar com a força máxima, já que a expectativa nas Laranjeiras é de que o meia Deco seja liberado pela preparação física. Artilheiro do Nacional, Fred já cumpriu suspensão e também retorna à equipe.

O jogo 
O Atlético e o Grêmio fazem um confronto direito na luta pelo título no dia 23, às 18h30, em Belo Horizonte. Nesta partida, o Galo conta com o retorno do zagueiro Leonardo Silva e do meia Guilherme, mas perdeu os laterais Júnior César e Marcos Rocha, suspensos. Este é um jogo decisivo para os gaúchos. Se vencerem, entram de vez na briga e afastam as desconfianças sobre seu desempenho no campo inimigo. Se perderem, devem se dedicar à missão de garantir vaga na Libertadores.

Jogos do Atlético-MG

Em casa

Atlético-MG     x         Grêmio
Atlético-MG     x         Figueirense
Atlético-MG     x         Sport
Atlético-MG     x         Fluminense
Atlético-MG     x         Flamengo
Atlético-MG     x         Atlético-GO
Atlético-MG     x         Cruzeiro

Fora de casa
                          
Flamengo          x         Atlético-MG
Portuguesa        x         Atlético-MG
Internacional     x         Atlético-MG
Santos              x         Atlético-MG
Coritiba            x         Atlético-MG
Vasco               x         Atlético-MG
Botafogo           x         Atlético-MG


Jogos do Fluminense

Em casa

Fluminense        x         Náutico
Fluminense        x         Flamengo
Fluminense        x         Botafogo
Fluminense        x         Ponte Preta
Fluminense        x         Grêmio
Fluminense        x         Coritiba
Fluminense        x         Cruzeiro
Fluminense        x         Vasco  


Fora de casa
                          
Bahia                x         Fluminense
Atlético-MG      x         Fluminense
São Paulo         x         Fluminense
Palmeiras          x         Fluminense
Sport                x         Fluminense
                          
Crédito da foto: Nelson Perez/Fluminense


Nenhum comentário: